HISTÓRICO

O Centro de Amparo à Criança e ao Adolescente Nossa Senhora do Monte Claro é uma Entidade de Organização Não Governamental, privada, e tem por finalidade maior, atender gratuitamente Crianças e Adolescentes, de 06 a 17 anos, que vivem em situação de Vulnerabilidade Social, realizando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, que prioriza a erradicação do trabalho infantil e está contemplado na Proteção Básica cf. Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
A Instituição foi fundada no dia 16 de outubro de 1989, sob a inspiração e direção dos Padres Carlos Humberto C. de Camargo e Henrique Heling, ambos pertencentes à Congregação dos Missionários do Verbo Divino, que trabalhavam na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro.
O grande desejo dos Padres na época era construir um local que pudesse acolher crianças e adolescentes da comunidade, que viviam nas ruas, juntando papéis com seus pais, pedindo nos semáforos, nas casas, em festas, e praticando atos de vandalismo, ou simplesmente sem fazer absolutamente nada, nem se quer matriculados em alguma escola.
No desejo de proporcionar uma formação humana com apoio social a estas crianças, adolescentes e suas famílias, a Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro decide juntar forças e construir uma casa que hoje é conhecido e denominado como Centro de Amparo à Criança e ao Adolescente Nossa Senhora do Monte Claro.
Em janeiro de 1994, a Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, assumiu a Coordenação Geral e administração do Centro de Amparo.
Hoje, o Centro de Amparo é um espaço multidisciplinar que viabiliza vivências culturais, pessoais e sociais buscando fortalecer os vínculos familiares, sociais e comunitários.
As crianças e adolescentes frequentam a Instituição no período de contra turno, sendo que num deles é obrigatória sua permanência na Escola. Atualmente atendemos até 220 crianças e adolescentes.

MISSÃO

A Missão do Centro de Amparo é estar junto das crianças, adolescentes e suas famílias, buscando resgatar a vivência dos valores familiares, sociais e comunitários no intuito de promover a vida e lutar por uma sociedade mais justa, digna e fraterna.

VISÃO

Formar cidadãos dignos, autônomos e conscientes do seu protagonismo pessoal, familiar, social e comunitário.

VALORES

- Integridade
- Honestidade
- Responsabilidade
- Diálogo
- Respeito
- Amor mútuo

Dos Objetivos

O Centro de Amparo tem por finalidade atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em meio-aberto da comunidade local e bairros vizinhos, mediante a prestação, dentre outros serviços igualmente pertinentes, do apoio socioeducativo, como segue:
I – Oferecer orientação sociopedagógica, promovendo integração no contexto social;
II – Promover educação, ensino, cultura e formação, inclusive técnico-profissional, com iniciação de cursos livres;
III – Servir refeições às crianças e adolescentes atendidos;
IV – Desenvolver trabalhos artesanais, lúdicos, de esporte e lazer;
V – Promover acompanhamento sociofamiliar.

DIRETORIA


Diretora-presidente: Lucimar Nascimento de Novais
Diretora Vice-presidente: Maria de Lourdes Soares Gomes
Diretora: Júlia Francisca Rodrigues da Silva

CONSELHO FISCAL
Conselheira Fiscal Presidente: Maria Lucia Ramiro Breda
Conselheira Fiscal Secretária: Neida Maria da Conceição Padilha
Conselheira Fiscal: Dirce Bueno Borges

Ferramenta: POW Sites